Dez museus que revelam a história do Brasil neste sete de setembro

O Brasil possui uma enorme variedade de museus e muitos deles nasceram associados aos acontecimentos da História do Brasil. Os mais conhecidos possuem, além do acervo de visitação, setores de pesquisa, bibliotecas e hemerotecas . Neste aspecto, como a nossa História é ainda ensinada de maneira tradicional nos colégios, relembram, quase sempre, os acontecimentos ligados à Independência do Brasil e à Proclamação da República. Em alusão ao feriado de 7 de setembro, o professor Airton Cavenaghi, do curso de Turismo da Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de Universidades Laureate, lista os 10 principais museus espalhados pelo País, que são paradas obrigatórias para quem visita as respectivas cidades.

1. Museu Paulista (São Paulo -SP)


2. Museu Imperial (Petrópolis - RJ)


3. Museu da República (Rio de Janeiro - RJ)


4. Museu Republicano de Itu (Itu - SP)


5. Museu da Inconfidência (Ouro Preto - MG)


6. Museu Júlio de Castilhos - MJC (Porto Alegre - RS)


7. Museu do Homem do Nordeste - Muhne (Recife - PE)


8. Museu Emílio Goeldi (Belém - PA)


9. Museu Histórico Nacional (Rio de Janeiro - RJ)


10. Museu Nacional (Rio de Janeiro - RJ)


1.
Imagem relacionada

Conhecido popularmente como Museu do Ipiranga , está localizado no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo. O espaço nasceu a partir da busca do Estado em legitimar o suposto local da Proclamação da Independência, declarada por Dom Pedro I , em 7 de setembro de 1822. No entanto, a criação do Museu é bem tardia, tendo sido inaugurado em 1895. Na atualidade, o museu encontra-se fechado para reformas e restauros. Antes de seu fechamento era o museu de maior índice de visitações do País. Ainda assim, o local vale a visita, já que possui um dos parques mais bonitos da cidade, inaugurado em 1922 para as comemorações do centenário da Independência.

3.
Resultado de imagem para MUSEU DA REPUBLICA

Localizado na cidade do Rio de Janeiro, o museu também é chamado de "Palácio do Catete", pois foi sede da República e local de moradia dos presidentes do Brasil, desde o final do século XIX até 1960, quando a capital federal foi transferida para Brasília. Possui um acervo ligado a presença dos presidentes no local: mobiliário, documentação e iconografia.

5.

Resultado de imagem para  Museu da Inconfidência (Ouro Preto - MG) 


Localizado na cidade de Ouro Pretonasceu na década de 1930 por iniciativa do então presidente Getúlio Vargas. Lá estão os restos mortais dos 16 inconfidentes e a declaraçao original da condenação de Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes.. É considerado o primeiro museu histórico brasileiro fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Possui um acervo ligado, principalmente, ao desenvolvimento do cotidiano urbano da cidade de Ouro Preto, em função da inexistência de objetos ligados diretamente ao momento da Inconfidência.

7.
Imagem relacionada

Ligado diretamente à Fundação Joaquim Nabuco, o Museu do Homem do Nordeste está localizado na cidade do Recife, em Pernambuco. Esta instituição traz a atual interpretação da história , ou seja, a percepção do cotidiano do homem comum. Foi concebido por Gilberto Freyre, na década de 1970, e possui um amplo acervo de documentos e etnografias variadas, que contam a história nordestina revelando a formação da identidade cotidiana da região. Sua importância resulta dessa interpretação e ajuda a mostrar que a história do País aconteceu também fora do eixo Rio-São Paulo.

10.
Resultado de imagem para Museu NACIONAL DO RIO

Também na cidade do Rio de Janeiro, é o mais antigo do Brasil, com cerca de 200 anos de história. Com acervo diversificado, é considerado, principalmente, um museu de história natural, embora o início de seu acervo tenha sido fruto de doações da Família Imperial brasileira e composto por objetos industriais, entre outros.


Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário