SANTOS DUMONT, FENÔMENO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO

Imagem relacionada

Alberto Santos Dumont (1873/1932) era descendente de imigrantes, como grande parte dos brasileiros. Foi neto de franceses, por parte de pai e bisneto de portugueses por parte da mãe. Sempre evidenciou o seu orgulho de ser brasileiro e sempre externou serem um sucesso brasileiro as suas conquistas ímpares para a humanidade. A principal conquista de Santos Dumont foi ser o primeiro cidadão do mundo em voar em um aparelho mais pesado que o ar utilizando unicamente os recursos técnicos do próprio aparelho. O voo histórico aconteceu há mais de 100 anos na França em 23 de outubro de 1906, com o "14-Bis". Naquele dia, Santos Dumont voou a distância de 60m,  à altura de 2 ou 3m, em 7 segundos. O fato surpreendente com o testemunho de uma multidão, da imprensa, de filmagem de uma companhia cinematográfica e de comissão convocada previamente pelas autoridades.  Sua vitória teve grande repercussão em todo o planeta. Após os voos histórico do "14-Bis", o brasileiro continuou apresentando ao mundo novos inventos geniais. Um ano depois, em novembro de 1907, fazia o voo inaugural do seu "Demoiselle", minúsculo, simples, leve e muito veloz. Santos Dumont, como já o fizera com todos os seus inventos, permitiu que aquele aparelho ficasse à disposição do público para livre reprodução, sem nenhum direito comercial para o seu inventor. O "Demoiselle" foi o primeiro avião fabricado em série no mundo.
Santos Dumont foi um grande benfeitor para a humanidade e um ser humano extraordinário. É o símbolo maior brasileiro em criatividade, inovação tecnológica e de persistência em seu objetivo.
O ilustre brasileiro, mundialmente famoso, é reconhecido até os nossos dias como "Pai da Aviação", uma figura mundialmente respeitada tanto quanto a grandeza e notoriedade do seu país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário