FÁTIMA, 100 ANOS DE PERSEVERANÇA NA FÉ


Imagem relacionada

A história de Nossa Senhora de Fátima se confunde com a história dos três pastores. A força redentora de Deus manifesta-se na simplicidade da história dos pobres como convite à intimidade com Ele (oração) e ao compromisso de fé (conversão). Um olhar de fé leva-nos a crer que por mais complexos que sejam os problemas humanos e por mais distantes que estejamos de Deus, Ele continua nos amando. O convite à conversão não se volta principalmente a Deus, mas à própria humanidade, que ao fazer-se próxima dele reencontra o caminho da justiça e da paz. Por isso, passados 100 anos das aparições, a mensagem de Fátima continua como convite à perseverança na fé em Cristo Redentor.
                   
Pe. Marcelo Araújo, C.Ss.R.

                         
ISABEL OU ZUMBI?


Resultado de imagem para princesa isabel e zumbi dos palmaresAo se comemorar o 13 de maio como o Dia da Abolição da Escravatura, lembrava-se a assinatura da Lei Áurea, sancionada pela Princesa Isabel, que substituía seu pai, D.Pedro II. A partir da segunda metade do século XIX, porém, os movimentos negros começaram a fazer uma nova leitura da nossa história, concluindo que a Abolição, quando a escravidão negra já estava em declínio, não foi um ato tão libertador assim, inclusive porque não tratou da sobrevivência digna dos ex-escravos, "livres do açoite da senzala, presos na miséria da favela", como cantou a escola de samba Mangueira, em 1988.
Hoje, celebra-se muito mais o 20 de novembro, em que teria morrido Zumbi dos Palmares, líder de um quilombo no século XVII que resistiu por quase 100 anos.

                           
Chico Alencar
Autor de BR-500: Um Guia para a Redescoberta do Brasil,
Ed. Vozes/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário