O ORGULHO GAÚCHO COM A REVOLUÇÃO FARROUPILHA



Os Estados do sul-brasileiro sempre deram exemplo de patriotismo e com isso deixaram registrada em toda a história a bravura do ser indomável que nasceu para vencer sem medo de perder nas batalhas de vida ou morte. O Rio Grande do Sul ,deu uma mostra muito forte, para todo o país  de povo conquistador há mais de um século, quando teve que se defender a todo custo das injustiças praticadas contra os gaúchos A Revolução Farroupilha é um retrato semelhante ao que ocorre nos dias atuais, em que a nação, governada por grupos impopulares, se vê forçada a ir às ruas contra o desespero da corrupção, violência, intransigência governista e insensibilidade às reivindicações de sua gente.
O conhecido escritor Chico Alencar, autor de "BR-300, Um Guia para a Redescoberta do Brasil" (Editora Vozes/RJ) nos conta com minúcias o que ocorreu com o movimento da revolta que chegou ao extremo com a deflagração da luta armada.
"A Revolução Farroupilha - diz ele, que completa 180 anos, orgulha muita gente, especialmente no Rio Grande do Sul. A 'Guerra dos Farrapos´, com donos de terra e gente do povo, foi contra o centralismo político e administrativo do Império e a sobrecarga de impostos sobre tudo o que ali era produzido. Em 1836, foi proclamada a Revolução Rio-Grandense (ou de Piratini), sob a liderança de Bento Gonçalves e Davi Canabarra. Em Santa Catarina,  foi instalada, três anos depois, a República Juliana.
A nomeação do Barão de Caxias para presidente da província do Rio Grande, em 1842, abalou o movimento, que resistiria até 1845. Mais que o enfrentamento armado, foram as concessões feitas aos Farrapos que possibilitaram a reintegração da região ao Poder Central do Império".

Nenhum comentário:

Postar um comentário