TURISMO EM ALAGOAS: PALMEIRA DOS ÍNDIOS

Vista aérea da cidade

Palmeira dos Índios (AL) é a terceira maior cidade dos estado e está localizada no agreste alagoano fazendo divisa com o estado de Pernambuco. O município conta com aproximadamente 70.434 habitantes (est. IBGE/2010) e está situada a cerca de 134 km da capital Maceió. Conhecida como a "Princesa do Sertão", a cidade é berço de cultura na qual destaca-se o ilustre escritor brasileiro Graciliano Ramos.
Palmeira ocupa terras que um dia foram aldeias dos índios Xucurus. Foi criada como freguesia em 1798 e transformada em vila em 1835.
Na década de 1840, uma disputa política brutal entre famílias, causa de dezenas de assassinatos, provocou o êxodo que praticamente esvaziou a vila. Anexada então a Anadia, Palmeira dos Índios só recuperou a autonomia anos mais tarde. Em 1889 foi elevada a cidade.
Entre 1928 e 1930 a prefeitura foi ocupada pelo escritor Graciliano Ramos (nascido na cidade de Quebrangulo, em Alagoas), que incluiu fatos do cotidiano da cidade em seu primeiro romance, Caetés (1933).














O Cristo do Goití



No alto da Serra do Goití, uma réplica do Cristo Redentor estende os braços sobre a cidade como se fosse um gesto de proteção. É uma das principais atrações turísticas de onde se tem uma vista panorâmica da cidade. Com um comércio movimentado, é passeando no calçadão do mercado ou na feira de sábado que se pode conhecer toda diversidade cultural da cidade e provar dos pratos regionais, sendo um deles a deliciosa carne com macaxeira. 

No prédio antigo de uma igreja construída pelos escravos no século 18 funciona o Museu Xucurus, rico em peças antigas que contam a história da cidade.
Com muitas trilhas que podem ser percorridas por caminhadas, de bike e de moto, belas cachoeiras aparecem em diversos locais, como a Cachoeira Antonio Vitório e a Cachoeira do Caldeirão que tem uma beleza singular. 
A trilha da nascente do Rio Coruripe na região do baixo cafundó pode ser alcançada caminhando ou de bike. A Barragem do Bálsamo é um imenso espelho d'gua localizado na região serrana, que serve de irrigação para toda região e também atrai turistas principalmente os que gostam de boas trilhas e muita aventura.

Centro abastecedor da região, o município dispõe de modesto comércio, agricultura e pecuária. Produz principalmente pinha (fruta do conde), caju e manga, além de ser uma grande produtora de leite. Também tem importância a exploração da madeira e do subsolo, que apresenta jazidas de cal, mármore, ferro e cristal de rocha.

Foi nesta cidade que Graciliano Ramos iniciou sua carreira política e literária. A casa onde ele viveu tornou-se o Museu Graciliano Ramos onde estão utensílios pessoais, fotos, capas das edições originais, vestuário e documentos. Nos fundos da casa os administradores criaram um centro cultural e de eventos. Autor de muitas crônicas, livros de contos, romances e memórias, Graciliano Ramos foi incluído entre os grandes escritores da literatura mundial de todos os tempos. O escritor exaltou a vida no Nordeste em seu livro "Vidas Secas" mostrando as dificuldades do cotidiano de uma família nordestina retirante.                                                          

  











Praça da Independência - vendo-se ao fundo o Hotel São Bernardo



Índios Xucuru-Kariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário