FESTIVAL DE CINEMA DO RIO CONFIMA JEREMY IRONS ENTRE OS CONVIDADOS



Jeremy Irons

Os cinéfilos brasileiros começam a contagem regressiva pelo dia 27 de setembro. É que dentro de duas semanas o Rio de Janeiro estende o tapete vermelho para a abertura do Festival de Cinema/Rio 2012, que inicia com "Gonzaga - de Pai para Filho", de Breno Silveira na grande festa do ano.O festival do Rio antecipa-se como verdadeira maratona, prometendo, até 11 de outubro, 400 filmes distribuídos em 2O mostras.
"A Menina dos Olhos" é a Première Brasil, que virou a grande vitrine do cinema brasileiro. Estão prometendo, entre  muitos outros
o novo Leos Carax.Holy Motors, o novo Francis Ford Coppola, Twixt, o novo Kim Ki-Duki, que acaba de vencer o Festival de Veneza, Pietá e o filme dos irmãos Taviani "Cesare Deve Morire", que venceu o Festival de Berlim no início deste ano.
A lista de Première Brasil está no site do festival (
www.festivaldorio.com.br). O evento se inicia com os convidados: Jeremy Irons, Fernando Trueba, João Pedro Rodrigues, Roland Joffé, Teresa Villaverde, Jonathan Dayton e Valerie Faris (da dupla a Pequena Miss Sunshine) e Los Carax.
Outra convidada de peso mundial é a artista visual Marina Abramovic, que integrou o júri de Veneza (o mesmo que premiou Kin Ki-Duk). Suas performances provocaram sensação e abarcaram temas amplos como A Morte, que ela utiliza para falar da vida.
Chama-sé justamente "Vida e Morte de Marina Abramovic". Segundo Bob Wilson, de "Giada Colagrande", o longa que traz Marina ao Brasil. O festival foca o Reino Unido, apresentando filmes de Winterbotton, Mike Leigh, além de exibir a versão restaurada de The Pleasure Garden, de Alfred Hitchock.  Na mostra, imagens de Portugal, destaca-se TABU, obra-prima de Miguel Gomes. Haverá ainda uma retrospectiva de John Carpenter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário